Início do conteúdo
Disciplinas

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E FRONTEIRA NO MERCOSUL

Carga horária: 68hs/ 4 créditos/ optativa

Ementa: Território e fronteira,demarcações e sensibilidades, identidades e memória, patrimônios compartilhados, patrimônio e desenvolvimento.Culturas híbridas e patrimônios mestiços. Análise de processos de valorização patrimonial como marcos de limites nacionais ou como formas de compartilhamentos tais como os patrimonios binacionais.

ESPAÇO, MEMÓRIA E PERCEPÇÃO DA PAISAGEM

Carga horária:68h / 4 créditos/ optativa

Ementa: Definição de conceitos: espaço, paisagem, território, região e lugar. Análise dos pressupostos teóricos da percepção da paisagem. Estudo da reprodução das relações sociais de produção e sua relação com a memória da cidade. A percepção da paisagem e a elaboração de mapas mentais.

FOTOGRAFIA E MEMÓRIA

Carga horária: 68h / 4 créditos / optativa

Ementa: Imagem, memória e história. A constituição da fotografia como memória artificial do mundo. Relações entre fotografia e a memória individual e coletiva. Acervos fotográficos e memória social. História da fotografia e memória visual do mundo.

MEMÓRIA E IDENTIDADE

Carga Horária: 68h / 4 créditos / obrigatória

Ementa: Regimes Memoriais; Entrepreneurs de memória; Memória: do individual ao coletivo;Memória e ficção; Henri Bergson, memória e inconsciente;Maurice Halbwachs e a memória trabalho; memória coletiva; lugares de memória;conflitos de memória; memória e esquecimento; vitimizações e buscas pelo reconhecimento; memória e violência;memória e usos do passado.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Carga horária: 68h / 4 créditos / obrigatória

Ementa:  A natureza da ciência e da pesquisa científica. As complexidades da pesquisa científica e o universo da produção científica. O cientista e o pesquisador. A pesquisa na área de conhecimento interdisciplinar: o problema, a hipótese, as variáveis. Tipos de pesquisa e métodos de observação. A literatura e a redação científica. As qualidades do texto científico e a normalização. A dimensão social da pesquisa interdisciplinar em ciências sociais aplicadas.

ORALIDADE E ARQUIVOS ORAIS

Carga Horária: 68h / 4 créditos / optativa

Ementa: Oralidade, tradição e memória. Discurso e narrativa na análise do testemunho oral. História oral e sibjetividade. Aplicações da História Oral. O documento oral e arquivos orais. Discussão sobre verdade e ficção no uso da voz como documento. Experiências contemporâneas do uso do depoimento como patrimônio.

PATRIMÔNIO CULTURAL: INSTITUIÇÕES, LEGISLAÇÃO E NORMALIZAÇÃO COMPARADAS

Carga Horária: 68h / 4 créditos / optativa

Ementa: Análise dos principais instrumentos institucionais, normativos e legislativos internacionais, que regulam a tarefa da tutela e da conservação dos bens que integram o patrimônio cultural. Legislação, penalidades e jurisprudência relativas ao patrimônio cultural. Documentos internacionais e legislação nacional; conhecimentos tradicionais e direitos autorais.

PATRIMÔNIO E ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO

Carga horária: 68h / 4 créditos / obrigatória

Ementa: A disciplina propõe abordar o conceito de patrimônio numa perspectiva diacrônica, as diferentes tipologias de patrimônio na contemporaneidade,os instrumentos internacionais concernentes ao patrimônio, as concepções teóricas de gestão patrimonial e mecanismos destinados a suapreservação e difusão em diferentes contextos. Gestão em uma perspectiva histórica. Desafios para a gestão patrimonial na atualidade. Atores eprocessos patrimoniais.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE MEMORIA E PATRIMÔNIO NO MERCOSUL

Carga horária: 68hs/ 4 créditos/ optativa

Ementa: A partir da delimitação de conceitos fundamentais sobre patrimônio, a disciplina aborda conteúdos, questões e reflexões amplas sobre a legislação brasileira e hispano-americana voltada para a preservação de bens culturais. Destaca o histórico das políticas públicas do patrimônio tanto no Brasil quanto na região do Mercosul, problematizando contextos e situações que estabelecem relações com a contemporaneidade, embasadas em textos teóricos e aplicados, assim como pela leitura de trechos de documentos correlacionados.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS I

Carga horária: 68hs/ 04 créditos/ optativa

Ementa: A partir da delimitação de conceitos fundamentais sobre patrimônio, a disciplina aborda conteúdos, questões e reflexões amplas sobre a legislação brasileira e hispano-americana voltada para a preservação de bens culturais. Destaca o histórico das políticas públicas do patrimônio tanto no Brasil quanto na região do Mercosul, problematizando contextos e situações que estabelecem relações com a contemporaneidade, embasadas em textos teóricos e aplicados, assim como pela leitura de trechos de documentos correlacionados.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADO II – IV

Docente: Seminário a ser ofertado semestralmente por docentes com interesse em discutir e aprofundar temas de pesquisa.

Carga horária: 68hs/04 créditos/ Optativa

TECNOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO

Docente: Profª. Drª. Margarete Regina Freitas Gonçalves
Carga horária: 68h/ 04 créditos/ optativa

Ementa: Estudo dos processos de degradação dos materiais e componentes de monumentos e edificações de valor cultural e histórico. Levantamento e caracterização de manifestações patológicas: umidade, fissuras e trincas, descolamento de revestimentos. Métodos e técnicas de levantamento, diagnóstico e intervenção. Estudo de materiais e técnicas especiais usados nas obras de intervenções de restauro: pedras, madeira, metal, argamassas de gesso, cal, cimento, mista, etc. Aplicação dos conceitos em um Estudo de Caso.

TURISMO SUSTENTÁVEL E PATRIMÔNIO CULTURAL

Carga horária: 68hs, 04 créditos, Optativa

Ementa: Turismo, identidade e usos do passado. Territórios, comunidades e turismo cultural.Estudo das potencialidades de usos do patrimônio culturalcomo fator de desenvolvimento sustentável. Turismo e ressurgências do rural. Turistificação do patrimônio e dilemas contemporâneos da gestão da memória.