Educação Patrimonial e Memória: Projeto de Integração Regional da Quarta Colônia

Elaine Binotto Fagan, Maria Medianeira Padoin

Resumo


Este ensaio visa desenvolver a temática “Patrimônio Cultural, Identidade e Memória na Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS”, no ambiente escolar, por meio de uma proposta metodológica via Educação Patrimonial. Um dos principais aspectos destacados é mostrar a necessidade de conhecer a própria história e a própria cultura e assim tornando o ser humano mais atento, preocupado e defensor de seu local de convívio. A escola deve ser a protagonista destas ações, onde conceitos e valores culturais são despertados e desenvolvidos de forma a mostrar a importância da preservação da história e da memória. Portanto, o presente trabalho contribui para a preservação, valorização e disseminação da história e da cultura ítalo-brasileira na Quarta Colônia do Rio Grande do Sul associando o ambiente escolar e cultura local e regional onde os estudantes estão inseridos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

_________________________________________________________________

Revista Memória em Rede, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2177-4129
Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
UFPEL - ICHPPGMP

Implem. e suporte: Fabrício Bassi