UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
LACEA - LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E ESTUDOS AMBIENTAIS

 

 

GEOGRAFANDO

GEOGRAFANDO é um periódico para divulgação da produção acadêmica e científica de Geografia e áreas afins, organizada pelo Laboratório de Cartografia e Estudos Ambientais e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Visa atender a necessidade de divulgar a produção científica de docentes; alunos da graduação e pós-graduação do Curso de Geografia; e demais profissionais da área de Geografia, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino em geografia. Pautando-se sempre na liberdade de enfoques e na universalidade dos conteúdos de pesquisa a que está aberto.

Os resultados de investigações científicas e elaborações teóricas publicadas neste periódico servirão para ampliar as oportunidades de acesso ao debate acadêmico para pesquisadores, professores e alunos de Geografia e demais interessados nas questões do desenvolvimento da sociedade humana e sua relação com o meio ambiente.

 
Normas Editoriais:

Os textos devem ser encaminhados para o seguinte endereço:

Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Ciências Humanas/Laboratório de Cartografia e Estudos Ambientais. Aos cuidados de Mara Lúcia Vasconcelos da Costa -  Secretaria Editorial de GEOGRAFANDO - Revista do LACEA –  Endereço: Rua Coronel Alberto Rosa, 154, Pelotas/RS,

 CEP: 96.9010-770 – CAIXA POSTAL; 354.  

  Os originais devem ser encaminhados à Secretaria Editorial, em disquete e em 2 (duas) cópias impressas (sendo uma das cópias sem identificação de autoria), juntamente com uma carta de encaminhamento constando nome do trabalho, do autor principal, endereço, telefone para contato e e-mail. Software Microsoft WINWORD, na sua forma definitiva, revisados e obedecendo às normas editoriais descritas logo  a seguir.

  Os textos enviados deverão se enquadrar nas seguintes sessões:

1.     artigos: serão publicados artigos na área de Geografia, entre 15 e  20 laudas.

2.     resenhas: serão aceitas resenhas de obras recentes, nacionais ou estrangeiras, publicadas há até 3 anos, entre 3 (três) e 7 (sete) laudas, no máximo.

3.  relatórios: serão aceitos  exclusivamente textos produzidos por pesquisadores vinculados ao Departamento de Geografia e Economia, referentes a pesquisas desenvolvidas pelo referido Departamento, com o máximo de 10 laudas (20.000 caracteres, incluindo espaços).

§    GEOGRAFANDO publica artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, cabendo ao Conselho Editorial decidir se o mesmo deverá ser editado na língua original ou traduzido para o português.

§       Os dados e conceitos são de exclusiva responsabilidade do autor.

§       O autor deve enviar, juntamente com seu artigo, um documento assinado, cedendo os direitos autorais para publicação do mesmo.

§       A autoria deverá constar de nome completo, trazendo, em nota de rodapé, as seguintes referências: instituição de origem; titulação e/ou programa de pós-graduação a que está ligado e endereço eletrônico. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada na mesma nota de rodapé.

§       Os artigos deverão ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chave e key-words (inglês); resumo e abstract (inglês), com até dez linhas, espaço simples, fonte arial 8.

§       Os artigos deverão ser inéditos no Brasil, possuindo entre 15 e 20 laudas.

     Fonte Arial 10,  espaço simples; tabulação 1,25 cm; margens Superior:  2,5 cm, Esquerda, Inferior e Direita: 2,0 cm,  página tamanho A5. Não usar autoformatação ao digitar.

§       Os textos para publicação não deverão conter formatação especial, tais como: tabulação, colunas, numeração de páginas, separação de sílabas hifenizadas, marcas de estilo.

§       As ilustrações (tabelas, gráficos, figuras, etc.) devem ser numeradas com algarismos arábicos, já inseridas no texto e acompanhadas das respectivas legendas.

§       Os textos para publicação poderão contar com, no máximo, e 5 (cinco)  figuras.

§       No caso de utilização de tabelas, deverão ser digitadas seguindo a formatação de Tabela do Word (textos com tabelas elaboradas manualmente ou com inserção de colunas não serão aceitos).

§       Ilustrações, figuras, tabelas ou gráficos deverão ser enviados já inseridos no texto, convertidos em preto e branco. Deverão ser enviados, também, em arquivos separados no formato JPG com a respectiva legenda (isto aplica-se pra figuras, tabelas, gráficos e quaisquer ilustrações).

§       As citações devem constar apenas entre aspas, quando constarem na mesma linha (até quatro linhas, inclusive), fonte Arial 10. Quando constituírem parágrafo próprio (mais de 5 linhas, inclusive), deverão constar com recuo esquerdo de 4cm, em fonte Arial 8. As referências bibliográficas das mesmas devem constar no corpo do texto (e não em nota separada), entre parênteses, indicando sobrenome do autor, data de publicação e páginas citadas, da seguinte forma: (AUTOR, ano: página).

§       As notas deverão ser remetidas ao pé da página (e não ao final do texto), devendo ser utilizadas unicamente para notas explicativas.

§       As referências bibliográficas deverão respeitar as regras correntes da ABNT, devendo vir ao final do artigo em ordem alfabética por autor.

§       As resenhas terão entre 3 e 7 laudas, no máximo, e obedecerão ao formato dos artigos. Deverão apresentar a referência completa das obras analisadas.

§       Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação dos trabalhos.

§       Cabe ao Conselho Editorial a decisão sobre a publicação das contribuições recebidas.

§       Todos os textos serão submetidos a dois pareceristas. No caso de haver um parecer contraditório, o Conselho Editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor. Em casos especiais, a Editoria poderá enviar trabalhos específicos para pareceristas ad hoc, não-integrantes de seus Conselhos, observando a titulação mínima de Doutor e/ou notória especialização, bem como especialidade na área do trabalho em questão.

§       Os originais não publicados não serão devolvidos

§       GEOGRAFANDO  terá no seu total um limite de 150 páginas.

§       A  entrega dos textos tem Fluxo Contínuo (prazo permanente).

§       Os autores dos artigos terão direito a dois (2) exemplares da Revista; os autores de resenhas e relatórios terão direito a um (1) exemplar.

§       A Revista aceita permuta com outras publicações da área de Geografia.

 

Retornar

 

                                                   Universidade Federal de Pelotas/ICH/DEGECON/LACEA
                                                 Rua Cel. Alberto Rosa, 154 - PELOTAS/RS - Caixa Postal 354  CEP: 96.010-770

                                                      Fone: (53) 3284-5530

                                                     e-mail: lacea@ufpel.edu.br