home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
licenciatura em artes visuais

funcionamento do curso

O curso de Artes Visuais modalidade licenciatura apresenta tempo de duração de quatro anos, mais especificamente oito semestres. O ingresso é anual, feito através do SISU (Sistema de Seleção Unificada desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo), sendo oferecido o total de 55 vagas. O objetivo do curso é formar um profissional Licenciado em Artes Visuais que garanta sua satisfatória atuação no mercado de trabalho, como prático-reflexivo na área artístico-pedagógica capaz de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades de ensino-aprendizagem, artísticas e culturais.

Quais são as formas de ingresso?


UFPEL é uma universidade pública federal e portanto gratuita para todos os estudantes. O ingresso no curso de bacharelado em artes visuais ocorre no início do ano, geralmente entre os meses de janeiro e fevereiro. Pelo sistema SISU são ofertadas, anualmente, 40 vagas. Existem três formas de ingresso no curso, a saber: (1) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), (2) pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e (3) pelo ingresso extra-vestibular nas modalidades de reopção (para alunos da UFPEL que desejam mudar de curso), reingresso (estudantes em trancamento que desejam retorno ao curso), transferência voluntária (para alunos de outras IES que desejam ingressar no curso) e ingresso como portador de título (para já graduados que desejam realizar o curso). Esta segunda forma, ingresso extra-vestibular, é regulamentada mediante publicação de edital na página do Departamento de Registros Acadêmicos, neste endereço: http://ufpel.edu.br/alunos/. Geralmente o edital é publicado cerca de dois meses antes do término dos semestres. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso onde são definidas as modalidades que serão aceitas e critérios eliminatórios e classificatórios de seleção para os candidatos. As vagas do ingresso extra-vestibular são oriundas de estudantes que abandonam o curso em diversos períodos e a definição dos critérios tem relação direta com a possibilidade estrutural do curso em receber os estudantes, sem prejuízo com a qualidade de ensino.

Quando acontecem as aulas?


O turno do curso é integral, com predomínio de aulas pela manhã. As disciplinas teórico, práticas e teórico-práticas do curso são de 68 e 34 créditos, mais especificamente quatro e duas horas.

Como é distribuída a carga horária do curso?


A carga horária total é integralizada a partir de disciplinas obrigatórias (cerca de 82% do curso) e disciplinas de formação livre e atividades complementares (cerca de 18%). Como formação livre o estudante opta pelas disciplinas ofertadas pelo curso nessa modalidade e integraliza as horas com demais disciplinas ofertadas por outros cursos da UFPEL, mediante orientação da matrícula junto ao colegiado. As atividades complementares consistem em execução/ colaboração e/ou participação em eventos, mostras, exposições, oficinas, palestras, cursos, desenvolvimento de pesquisa orientada em poéticas e iniciação científica. A validação se dá por meio de apresentação dos certificados de participação tendo como parâmetro tabela classificatórias das atividades.

O aluno realiza estágio e trabalho final?


O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, devendo o colegiado de curso aprovar o correspondente regulamento de estágio, conforme das Diretrizes Curriculares Nacionais. O estágio poderá ser realizado na própria instituição de ensino, mediante laboratórios que congreguem as diversas ações teórico-práticas e desde que sejam estruturados e operacionalizados de acordo com a regulamentação própria prevista. A carga horária dos estágios supervisionados deve ser de 443 horas tendo em vista a Resolução CNE02/2002 no que refere a, 400 horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso, definido por lei, a ser realizado em escolas de Educação Básica. As disciplinas de estágio são realizadas a partir do terceiro semestre. Para a integralização do curso o aluno deverá realizar um trabalho de conclusão (TCC). A monografia é componente curricular e será desenvolvida na disciplina de Projeto em Artes II. O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em realização de trabalho de investigação científica de conclusão de curso na área de Arte, abordando questões relativas ao ensino das Artes Visuais sob o acompanhamento do professor orientador. O relatório final apresenta-se em forma de artigo. Apresentado pelo aluno e avaliado por comissão formada de professores do curso e convidados.
conceitual artes licenciatura