home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
conceitual artes
bacharelado em artes visuais

currículo do curso

O curso de bacharelado em artes visuais tem seu percurso de formação dividido em núcleos de formação onde o estudante deve cumprir o mínimo de horas estabalecido para cada núcleo, conforme o quadro abaixo.

necessidade de horas para integralização do curso

formação específica
constituída pelas disciplinas obrigatórias
que são ofertadas em cada semestre
 1983h 82% 220h 10% 
formação complementar
formada pelas atividades complementares
de ensino, pesquisa e extensão (ver tabelas)


Clique nos semestres para ver as disciplinas, ementas e pré-requisitos:

1º semestre (etapa básica de formação)
Introdução às Artes Visuais (2h/2c) 0110216
Habilidades e Competências em Artes Visuais. Legislação, Normas e Estrutura Curricular, Formação Flexível, Perfis e áreas de atuação.
Pré-requisitos: não há.


Fundamentos da Linguagem Visual I (4h/4c) 0110092
Percepção. Processo de percepção visual. Estudo da forma no campo bidimensional. Valor.
Pré-requisitos: não há.


Fundamentos do Desenho I (4h/4c) 0110201
Introdução à linguagem gráfica com ênfase no caráter experimental. Elementos Básicos, Materiais e Instrumentos. Percepção e Composição. Apreciação e Crítica.
Pré-requisitos: não há.


Ateliê de Processos Criativos I (4h/4c) 0110217
Experimentação e conceituação de processos e técnicas próprios do fazer artístico. Poéticas e metodologias de criação. Produção de sentido e significação em arte.
Pré-requisitos: não há.


Introdução à Arte Contemporânea (2h/2c) 0590179
Estudo dos conceitos, das práticas e das linguagens artísticas desenvolvidas nos séculos XX e XXI, assim como das formas de produção e divulgação de obras de arte na contemporaneidade.
Pré-requisitos: não há.


Técnicas de Leitura e produção de texto (2h/2c) 1320267
Produção de textos em diversos gêneros acadêmicos. Texto e textualidade: coesão e coerência. Leitura e efeitos de sentido. Construção e desenvolvimento das habilidades práticas de expressão escrita tendo em vista o campo das artes visuais.
Pré-requisitos: não há.

2º semestre (etapa básica de formação)
Fundamentos do Desenho II (4h/4c) 0110205
Investigação e experimentação em Desenho de observação e Imaginação. Expressão e Representação Gráfica. Espaço e Forma. Apreciação e Crítica.
Pré-requisitos: Fund. do Desenho I


Fundamentos da Linguagem Visual II (4h/4c) 0110095
Percepção da cor, aspectos físicos, fisiológicos e culturais. Estudo teórico/prático das relações cromáticas nas artes plásticas e gráficas.
Pré-requisitos: Fund. da Linguagem Visual I


Ateliê de Processo Criativos II (4h/4c) 0110233
Aprofundamento da investigação e da experimentação com poéticas voltadas a uma produção singular. O cruzamento da produção individual com obras e conceitos presentes na história da arte. As relações entre a obra, o espectador e o entorno.
Pré-requisitos: Ateliê de Processos Criativos I


Percepção tridimensional(4h/4c) 0110096
Percepção e elementos plásticos na estruturação do espaço tridimensional.
Pré-requisitos: Fund. da Linguagem Visual I


Iconologia da Arte I (2h/2c) 0590168
Estudo da História da Arte do ponto de vista simbólico e cultural, compreendendo o período da Pré-História à Idade Média. Iconografia e Iconologia da Arte. Análise de obras de arte em diferentes culturas e períodos da história, no mundo Ocidental e Oriente próximo.
Pré-requisitos:não há.


Filosofia da Arte e da Cultura I (2h/2c) 0590180
Estudo das características estéticas e filosóficas da arte. Definições e Teorias. Objeto e Relações. Percepções, Interpretações e Experiência estética. Cultura e imagem na contemporaneidade.
Pré-requisitos: não há.
3º semestre (etapa básica de formação)
Produção Textual em Artes (2h/2c) 0110268
Investigação e experimentação textual em artes visuais.
Pré-requisitos: Téc.de Leitura e Produção de Textos


Iconologia da Arte II (2h/2c) 0590173
Estudo da História da Arte, do ponto de vista simbólico e cultural, compreendendo o período do Renascimento à Modernidade. Iconografia e Iconologia da Arte. Análise de obras de arte em diferentes culturas e períodos da história, no mundo Ocidental e Oriente próximo.
Pré-requisitos: Iconologia da arte I


Desenho da Figura Humana (4h/4c) 0110202
Representação gráfica da figura humana a partir do desenho de observação do modelo vivo: Estrutura, Forma e Proporção; Equilíbrio e Tensão. Experimentação com Materiais e Técnicas diversificadas. Apreciação e Crítica.
Pré-requisitos: Fundamentos do Desenho I


Introdução a Gravura (4h/4c) 0110098
A gravura, conceitos básicos, histórico, materiais e técnicas. Técnicas alternativas, impressão em relevo, em oco, plano e vazado.
Pré-requisitos: Fundamentos do Desenho II


Introdução à Pintura (4h/4c) 0110110
Estudo teórico/prático dos elementos da construção da pintura. Análise e reflexão a partir de obras pontuais.
Pré-requisitos: Fundamentos da Linguagem Visual II


Introdução à Escultura (4h/4c) 0110099
Pesquisa da linguagem tridimensional a partir do uso de questões técnica/materiais distintos. Análise e crítica.
Pré-requisitos: Percepção Tridimensional
4º semestre (etapa de desenvolvimento da formação)
Introdução a Fotografia (4h/4c) 0110219
História da fotografia. Fotografia e Arte. Fotografia e Memória. Conceituação e evolução da tecnologia, materiais e processos da Fotografia. Iniciação de conteúdos teóricos e práticos da fotografia de natureza fotoquímica, da operação de câmaras às atividades laboratoriais Introdução ao estudo e prática do registro fotográfico digital.
Pré-requisitos: não há.

O aluno deve escolher no mínimo duas disciplinas junto aos Ateliês e duas disciplinas do grupo de teóricas para completar a Carga Horária de Disciplinas específicas nessa etapa.

5º semestre (etapa de desenvolvimento da formação)
Semiótica (2h/2c) 0110232
Estudo das teorias da significação tendo em vista suas possibilidades de análise de distintos objetos e manifestações culturais.
Pré-requisitos: não há.


O aluno deve escolher no mínimo três disciplinas junto aos Ateliês e duas disciplinas do grupo de teóricas para completar a Carga Horária de Disciplinas específicas nessa etapa.
6º semestre (etapa de desenvolvimento da formação)
Pesquisa em Arte (2h/2c) 0590083
O exercício da pesquisa no campo da produção artística e seus desdobramentos. As distinções entre pesquisa em arte e pesquisa sobre arte. Elaboração de projetos. A utilização de referenciais teóricos e práticos. Orientação a partir das especificidades dos projetos de pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso.
Pré-requisitos: não há.


Análise da Produção Artística (4h/4c) 0110155
Disciplina de caráter complementar, teórico/prática, voltada a problematização da produção dos alunos em estágio avançado da habilitação específica. Realização de seminários com a possibilidade de participação de professores e profissionais reconhecidos na qualidade de convidados para debater a produção.
Pré-requisitos: não há.


O aluno deve escolher no mínimo duas disciplinas junto aos Ateliês e duas disciplinas do grupo de teóricas para completar a Carga Horária de Disciplinas específicas nessa etapa.
7º semestre (etapa de conclusão da formação)
Projeto de Graduação em Artes Visuais I (12h/12c) 0110280
Realização de trabalho teórico-prático de conclusão de curso na área de escolha do aluno sob o acompanhamento de um professor orientador. Realização de documentação fotográfico-textual e relatório final.
Pré-requisitos: ter cursado 2040 créditos


Prática Profissional I (2h/2c) 011028
Identificação de possibilidades de atuação para o artista plástico e o exercício da apresentação e da proposição como essenciais ao profissional a partir do reconhecimento das ideologias dos espaços culturais para efetivar estratégias de inserção. Identificação do caráter social da arte, os benefícios do trabalho coletivo e dos veículos propositivos. Intervenção como forma de inserção no cotidiano da cidade.
Pré-requisitos: ter cursado 2040 créditos
8º semestre (etapa de conclusão da formação)
Projeto de Graduação em Artes Visuais II
Realização de trabalho teórico-prático de conclusão de curso na área de escolha do aluno sob o acompanhamento de um professor orientador. Realização de documentação fotográfico-textual e relatório final.
Pré-requisitos: Projeto de Graduação em Artes Visuais I


Prática Profissional II (2h/2c) 0110282
Análise de editais de programas artísticos culturais e a realização de propostas específicas. A pesquisa como possibilidade de trabalho no campo artístico. Caracterização do texto de artista e a produção textual como campo de produção.
Pré-requisitos: Prática Profissional I
Grupo de Disciplinas Optativas junto aos Ateliês
Ateliê de Materiais Expressivos (4h/4c) 0110234
Confecção, pesquisa e experimentação com diferentes materiais e técnicas. Tradicional e Alternativo, Hibridizações e Apropriações.
Pré-requisito: Não há


Ateliê de Pintura I (4h/4c) 0110221
O espaço e a concepção pictórica. A condição do suporte, do espaço e da materialidade.
Pré-requisito: Int. a Pintura


Ateliê de Pintura II (4h/4c) 0110244
Realização de projetos pessoais em pintura visando à produção de sentido. Reflexão filosófica e textual do fazer artístico. A pintura no contexto contemporâneo. Pesquisa de artistas referenciais para pensar a própria produção.
Pré-requisito: Atelê de Pintura I


Ateliê de Pintura III (4h/4c) 0110269
Aprofundamento da pesquisa pessoal em pintura, reflexão filosófica, produção textual. A pintura no contexto contemporâneo. Referenciais artísticos e teóricos.
Pré-requisito: At. Pintura II


Ateliê de Desenho I (4h/4c) 0110235
Aprofundamento da pesquisa artística centrada no desenho da figura humana. Experimentação com Materiais e Técnicas diversificadas. Apreciação e Crítica.
Pré-requisito: Desenho da Fig. Humana


Ateliê de Desenho II (4h/4c) 0110243
Pesquisa artística centrada na exploração do desenho como meio expressivo e autônomo. Poética Individual. Reflexão crítica.
Pré-requisito: At. Desenho I


Ateliê de Desenho III (4h/4c) 0110273
Aprofundamento da pesquisa e experimentação em torno do desenho, no contexto da contemporaneidade.
Pré-requisito: At. Desenho II


Ateliê de Gravura I (4h/4c) 0110224
Pesquisa artística centrada na exploração dos processos de gravura. Desenvolvimento de uma poética individual que envolva projetos e práticas de procedimentos gráficos, desde a confecção das matrizes até a diversidade dos métodos de impressão. Reflexão crítica com ênfase na adequação entre técnica e conceito.
Pré-requisito: Int. a Grav.


Ateliê de Gravura II (4h/4c) 0110239
Aprofundamento de pesquisa artística centrada na exploração dos processos específicos de gravura. Desenvolvimento de uma poética individual utilizando técnicas e procedimentos gráficos. Reflexão crítica com ênfase na adequação entre técnica e conceito.
Pré-requisito: At. Gravura I


Ateliê de Gravura III (4h/4c) 0110272
Pesquisa artística centrada em processos híbridos, articulação dos diversos meios tradicionais e alternativos da arte e da gravura. Atividades reflexivas articulando a prática e a teoria na elaboração de projetos específicos.
Pré-requisito: At. Gravura II


Ateliê de Escultura I (4h/4c) 0110222
A articulação do espaço na escultura ocidental do renascimento ao impressionismo. Produção individual de enfoque específico.
Pré-requisito: Int. a Escultura


Ateliê de Escultura II (4h/4c) 0110245
A articulação do espaço na escultura moderna. Produção individual de enfoque específico.
Pré-requisito: At. Escultura I


Ateliê de Escultura III (4h/4c) 0110270
A articulação do espaço na escultura contemporânea. Produção individual de enfoque específico.
Pré-requisito: At. Escultura II


Ateliê de Cerâmica I (4h/4c) 0110223
Origem e desenvolvimento histórico da cerâmica. Vocabulário cerâmico e informações técnicas. Técnicas de construção. O forno cerâmico. Moldes e fundição de peças. Tratamento da superfície das peças. Secagem e queima.
Pré-requisito: Int. a Escultura


Ateliê de Cerâmica II (4h/4c) 0110238
Produção cerâmica. Possibilidades técnicas e expressivas do engobe. Analise de obras. Construção e utilização de fornos.
Pré-requisito: At. Cerâmica I


Ateliê de Cerâmica III (4h/4c) 0110271
Aprofundamento das pesquisas e experimentações em torno da produção cerâmica.
Pré-requisito: At. Cerâmica II


Laboratório de Fotografia I (4h/4c) 0110237
Fundamentos da Fotografia Digital, Laboratório Fotográfico Digital, Administração de Imagens, A Iluminação Fotográfica. Estúdio fotográfico. Estética e narrativa da fotografia digital. Técnicas da fotografia digital. Retoques e manipulação das imagens digitais
Pré-requisito: Int. a Fotografia


Laboratório de Fotografia II (4h/4c) 0110250
Otimização das fotos digitais pela câmera e edição. Desenvolvimento de um projeto em fotografia digital.
Pré-requisito: Lab. De Fotografia I


Laboratório de Arte e Tecnologia (4h/4c) 0110242
Desenvolvimento de trabalho a partir de um projeto individual, que articule diferentes meios de técnicas de produção de imagens (fotografia, vídeo, infoimagem e outros).
Pré-requisito: Fund. Ling Visual II


Laboratório de Arte e Design (4h/4c) 0110236
Conceito de Design Gráfico. Noções de metodologia de Projeto Gráfico. O emprego de tais noções no campo específico de artes visuais. Portfólio. Assessoria de imprensa. Áreas de intersecção entre Design Gráfico e Artes.
Pré-requisito: Fund. Ling Visual II


Instalação e Site Specific (4h/4c) 0110274
A problemática artística constituída pelas categorias da Instalação e de Site Specific. Noções de "instalação", "site specific", "in situ" e "intervenção". Caráter contextual, relacional e situado no tempo e no espaço das obras que se configuram em tais categorias.
Pré-requisito: Não há


Ateliê de Arte Propositiva (4h/4c) 0110278
A arte propositiva na contemporaneidade. Arte Colaborativa e Relacional. Arte e Política. Participação e Inserção no espaço público.
Pré-requisito: Não há


Ateliê de Arte Têxtil I (4h/4c) 0110276
Fios em geral. Tingimentos. Técnicas têxteis. Projetos têxteis.
Pré-requisito: At. Mat. Expressivos


Ateliê de Arte Têxtil II (4h/4c) 0110277
Pesquisa com Linguagem têxtil.
Pré-requisito: Ateliê de Arte Têxtil I


Representação Gráfica e Digital I (4c/4c) 0080067
Conceito e classificação de Entes Geométricos. Introdução aos Sistemas de Projeção. Construções de figuras planas e resolução de problemas clássicos de Geometria Plana. Geometria Espacial: identificação das propriedades de entes tridimensionais e representação de formas poliédricas(técnicas tradicionais e informáticas).
Pré-requisito: Não há.


Representação Gráfica e Digital II (4c/4c) 0080069
Representação de formas quádricas e livres (tecnologias tradicionais e informáticas) Sistemas de Visualização. Sistema Cônico de Projeção.
Pré-requisito: Rep. Gráfica e Digital I


Histórias em Quadrinhos I (4h/4c) 0110111
A evolução das Histórias em Quadrinhos, HQ e Comunicação, o código lingüistíco e imaginário, codificação e decodificação da narrativa. Análise, crítica e produção de quadrinhos, o arte-educador e a as histórias em quadrinhos, aplicabilidade.
Pré-requisito: Não há


Jogos e Brinquedos (4h/4c) 0110153
Fundamentos teóricos da relação entre arte e jogo. Propostas de criação e utilização de livros, jogos e brinquedos no ensino das artes.
Pré-requisito: Não há


Cinema (4h/4c) 0110107
Compreensão do filme como obra autônoma, que articula aspectos que o definem como cultura de massa, arte e indústria, revelando o seu caráter de arte narrativa e arte síntese. Elaboração de sistemas de abordagem do filme, articulando processos que fomentem a investigação das imagens em movimento fílmicas e videográficas, num processo de reeducação do olhar para estas mídias.
Pré-requisito: Não há


Cinema e Artes Visuais (4h/4c) 0110020
Relações de reciprocidade e mútuas interferências entre o cinema e as outras formas visuais do século XX.
Pré-requisito: Cinema


Serigrafia I (4h/4c) 0110104
Técnicas de impressão manual. Apreciação e crítica. História da invenção, desenvolvimento e utilização dos processos e técnicas das Artes Gráficas e da Serigrafia.
Pré-requisito: Int. a Gravura


Serigrafia II (4h/4c) 0110109
Aprofundamento dos procedimentos técnicos de gravação e impressão serigráfica com ênfase na contemporaneidade. Análise de obras a partir de referencial histórico.
Pré-requisito: Serigrafia I


Ateliê de Artes do Vídeo (4h/4c) 0110225
A prática e a reflexão no terreno da videoarte, da vídeoinstalação e da vídeo performance, suas técnicas, conceitos e possibilidades expressivas.
Pré-requisito: Não há


Ateliê de Performance (4h/4c) 0110275
Práticas e reflexões sobre as possibilidades expressivas da performance nas artes visuais. Os diversos códigos presentes na prática da performance e as relações entre eles. As possibilidades das performances anti-arte e das performances esteticistas.
Pré-requisito: Não há


Princípios de preservação de bens artísticos e culturais (4h/4c) 0110118
Aspectos regionais do patrimônio cultural. A legislação e o estabelecimento de critérios de valor, procedimentos de catalogação, registro e guarda. A conservação e a restauração de obras de arte.
Pré-requisito: At. de Materiais Expressivos


Libras I (4h/4c) 1310277
Uma introdução à Língua de Sinais, uma comunicação visual, com sua gramática. Alfabeto manual. Diálogos com estruturas afirmativas, negativas e interrogativas. Expressões de quantificação e intensidade – adjetivação. Descrição. Narrativa básica.
Pré-requisito: Não há
Disciplinas Optativas de cunho Téorico
História da Arte I (2h/2c) 0590093
Estudo e desenvolvimento da produção artística da Pré-história ao periodo Paleo-cristão.
Pré-requisito: Não há


História da Arte II (2h/2c) 0590094
Estudo do desenvolvimento da produção artística da Arte Bizantina ao Renascimento.
Pré-requisito: Não há


História da Arte III (2h/2c) 0590097
Estudo do desenvolvimento da produção artística do Maneirismo ao Impressionismo.
Pré-requisito: Não há


História da Arte IV (4h/4c) 0590099
Estudo do desenvolvimento da produção artística do Pós-Impressionismo à Arte Contemporânea
Pré-requisito: Não há


História da Arte Brasileira I (2h/2c) 0590075
Estudo da produção artística realizada no Brasil entre os períodos Pré-Cabralino - Barroco.
Pré-requisito: Não há


História da Arte Brasileira II (2h/2c) 0590078
Estudo da produção artística realizada no Brasil, desde a vinda da Missão Francesa aos dias atuais
Pré-requisito: Não há.


Teoria das Imagens Técnicas (2h/2c) 0590077
Revisão histórica da evolução das imagens técnicas. Estudo comparado do estatuto peculiar de cada uma das imagens, assim conceituadas como técnicas. Prática no desenvolvimento de abordagens analíticas destas imagens.
Pré-requisito: Não há


Fundamentos da Comunicação (2h/2c) 0590174
O fenômeno da comunicação: conceitos, processos e contextos. Contribuições multidisciplinares: teorias filosóficas, críticas, sociais, culturais e tecnológicas. Perspectivas voltadas a signos, linguagens, identidade e complexidade.
Pré-requisito: Não há


Vanguardas Artísticas (2h/2c) 0590091
Estudo dos movimentos artísticos da primeira metade do século XX. Estudo das neo-vanguardas. Associações entre as vanguardas históricas, neo-vanguardas e arte contemporânea.
Pré-requisito: Não há


Cultura Brasileira (2h/2c) 0590082
Estudo das diversas formas de manifestação da cultura brasileira no século XX, especialmente no que se refere às artes visuais, com enfoque nas dicotomias erudito, popular, espaço público, espaço privado.
Pré-requisito: Não há


Teoria e Crítica da Arte (2h/2c) 0590081
História da Crítica da Arte. Estudo das possíveis interpretações da obra de arte. Análise e mudança de paradigmas da arte contemporânea. Desenvolvimento prático da critica de arte a partir da produção dos alunos.
Pré-requisito: Não há


Filosofia da Arte II (2h/2c) 0590089
Características estéticas e filosóficas do período renascentista até o final do século XVIII.
Pré-requisito: Não há


Filosofia da Arte III (2h/2c) 0590090
Estudo teórico/prático dos elementos da construção da pintura. Análise e reflexão a partir de obras pontuais.
Pré-requisito: Não há


Arte Contemporânea (2h/2c) 0590080
Análise da produção artística contemporânea na área de Artes Visuais divulgada ou colocada em circulação através de grandes eventos internacionais – bienais de arte de São Paulo e Veneza, Documenta de Kassel,
Pré-requisito: Não há


Seminário em Tópicos Especiais (4h/4c) 0110279
Seminários oferecidos alternadamente por diversos professores com conteúdo proposto pelo ministrante.
Pré-requisito: Não há

Formação livre
O curso de artes visuais oferece as disciplinas Ateliê Livre I, Ateliê Livre II e Ateliê LivreIII, como formação livre, objetivando a realização das pesquisas artísticas individuais, dentro dos espaços condizentes com a atividade, assim como para a efetivação das propostas práticas e interdisciplinares projetadas pelos diferentes ateliês, ao longo do 4º, 5º e 6º semestres curriculares, totalizando 163 h. Além das atividades realizadas junto aos ateliês se considera a participação do aluno nas atividades de ensino, promovidas nessa instituição e/ou demais instituições em nível local, regional, nacional e ou internacional para completar um mínimo de 204 horas nesse quesito.

Ateliê Livre I (4h/4c) 0110220
Pesquisa e experimentação individual de natureza complementar às atividades propostas.
Pré-requisito: Não há


Ateliê Livre II (4h/4c) 0110241
Pesquisa e experimentação individual de natureza complementar às atividades propostas.
Pré-requisito: Não há


Ateliê Livre III (4h/4c) 0110284
Pesquisa e experimentação individual de natureza complementar às atividades propostas.
Pré-requisito: Não há



creative commons] Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes