Noticias

Faculdade de Enfermagem discute Projeto Pedagógico e comemora Semana de Enfermagem

A Semana de Enfermagem é comemorada entre 12 e 20 de maio no mundo todo. O dia 12 de maio é marcante para a Enfermagem no mundo. Nesta data, em 1820, nascia Florence Nightingale, a Dama da Lâmpada, pioneira no tratamento de feridos na Guerra da Criméia e criadora da primeira escola de enfermagem na Inglaterra. Em 20 de maio de 1880 morre Ana Néri, enfermeira brasileira que atuou na Guerra do Paraguai. Em 1938 é assinado o Decreto n.º 2.956, que instituía o “Dia do Enfermeiro” em 12 de maio, e em 1960 é instituída a “Semana da Enfermagem” pelo Decreto nº 48.202, de 12 a 20 de maio, em homenagem às pioneiras da Enfermagem no Mundo e no Brasil.

A 74ª Semana Brasileira de Enfermagem é promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional, suas Seções, Regionais e Núcleos. No ano de 2013, realizar-se-á em todo o país no período de 12 a 20 de maio, tendo como tema central "Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida". Ao trazer para o debate o tema proposto, a 74ª SBEn enfatiza os seguintes eixos temáticos: Cultura profissional na Formação de Enfermagem; Cultura profissional na Prática Clinica; Cultura profissional na Gestão de Serviços e Ensino.

Em 12 e 13 de maio de 2013 a Faculdade de Enfermagem discute o Projeto Pedagógico do Curso e realiza com a comunidade acadêmica o Workshop “Metodologias ativas como estratégia para formação de profissionais” tendo como convidados Professora Renata S. L. da Rosa (FAMEMA), Acadêmico Mateus de Carvalho Maciel (FAMEMA), Profa. Maristela Carbol (UFSCAR) e Profa. Maria Cecilia Lorea Leite (UFPel).

Neste período tão especial para a enfermagem queremos retomar um pouco da história da Faculdade de Enfermagem da UFPel na construção da enfermagem brasileira.

A criação da Faculdade de Enfermagem teve sua origem quando o Curso de Enfermagem teve sua aprovação no Conselho Universitário em 24/08/1976, por Portaria n° 01/1976 da UFPEL, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação por Portaria n° 402 de 24.06.1980.

Em 12 de abril de 2010 a Faculdade instalou-se no campus Porto, com quase 500 alunos de graduação e pós-graduação – mestrado, além de professores, demais servidores do quadro técnico-administrativo, comunidade atendida em projetos de extensão. Em seguida iniciou-se com o curso de especialização em atenção psicossocial, centro de referência para formação de profissionais na área de crack e outras drogas.

Em nossa trajetória assumimos desafios importantes como a mudança do currículo. Um processo que após dois anos de discussão, oficinas, capacitações, construções coletivas, culminou com o novo Projeto Político-Pedagógico da Graduação em Enfermagem implantado em 2009. Este consistindo numa proposta inovadora de currículo integrado visando formar um enfermeiro generalista, crítico e voltado às necessidades do Sistema Único de Saúde. O currículo de graduação em enfermagem é desenvolvido ao longo de 10 semestres letivos, totalizando 5.187 horas num currículo baseado em habilidades e competências mediante metodologias ativas e utilizando-se de componentes curriculares que aglutinam diferentes áreas de conhecimento. Privilegiamos a inserção precoce do aluno que desde o primeiro semestre vai para os serviços de saúde reconhecer o território e as necessidades de cuidados em saúde. Do primeiro ao oitavo semestre os alunos são expostos a diferentes cenários de prática em serviços de saúde, juntamente com simulações em laboratórios, seminários, sínteses da prática e casos de papel. Esta exposição supervisionada diretamente por “facilitadores” da Faculdade de Enfermagem (responsáveis por supervisionar diretamente o processo de ensino) privilegia uma formação generalista no contexto do SUS com exposições práticas em cenários como clínica médica e cirúrgica, maternidade, suporte básico d vida, pronto socorro – urgência e emergência, saúde mental - CAPS, atenção básica a saúde (UBS, espaços de gestão, ações programáticas). No nono e décimo semestres do curso de graduação de enfermagem o aluno faz seu trabalho de conclusão de curso e realiza o estágio cumprindo 690 horas em unidade hospitalar e 430 horas em serviços da rede de atenção básica.

Na graduação temos ingresso semestral de 47 alunos do SISU mais 5 alunos do PAVE totalizando 52 alunos. A carga horária de 5.187 horas é distribuída em 10 semestres letivos. No contexto de avaliações do Ministério da Educação, obtivemos nota 4 nas duas últimas avaliações do ENADE.

A Faculdade de Enfermagem possui apenas um departamento de enfermagem que conta com um corpo docente qualificado composto por mestres, doutores, pós-doutores. A Faculdade de Enfermagem possui atualmente 24 projetos de Pesquisa e 21 projetos de Extensão que contemplam várias áreas de atuação. As atividades de extensão constituem-se um dos pontos fortes da nossa unidade de ensino desde sua fundação, envolvendo docentes e alunos. Os projetos contemplam desde educação em saúde, seminários aos mais variados segmentos da comunidade passando por atividades de prestação de serviços da criança ao idoso, até assessoria e implantação de serviços em Instituições de Ensino e Saúde.

A Faculdade de Enfermagem desenvolve suas atividades de ensino no Hospital Escola da UFPel; no Hospital Santa Casa; nos Centros de Atenção Psicossocial do município (CAPS Fragata, CAPS Baronesa, e CAPS Zona Norte e CAPS álcool e drogas),na Estratégia de Redução de Danos; em várias Unidades Básicas de Saúde (Simões Lopes, Sitio Floresta, Navegantes, Bom Jesus, Barro Duro, Vila Municipal); Departamento de Ações de Saúde, Controle e Avaliação, Regulação, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, da Prefeitura Municipal; Conselho Municipal de Saúde; comunidades do município e da região.

Integramos o PRÓ-SAÚDE e PET – SAÚDE (Saúde da Família, Saúde Mental e Gestão) desde 2008, juntamente com os cursos de Medicina, Nutrição, Educação Física, Terapia Ocupacional e Odontologia e parcerias com a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde. Implantamos o Programa de Pós-Graduação Strito-Sensu tendo aprovado o Mestrado em Enfermagem no ano de 2007 e o Doutorado em Enfermagem em 2011. No lato sensu - tivemos três turmas especializações apoiadas financeiramente pelo Ministério da Saúde (duas em atenção psicossocial, uma em saúde da família); ainda temos a participação junto a residência multiprofissional em oncologia e em saúde da criança em parceria com o Hospital Escola. Implantamos o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem em 2008.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem foi criado pela portaria 1048 de 2007, na modalidade Mestrado Acadêmico e iniciou as atividades em 10 de março de. A parceria dos docentes enfermeiros em pesquisas conjuntas com programas já consolidados internamente na UFPEL como da Educação, Epidemiologia e a parceria com a EMBRAPA – Clima Temperado transformaram a realidade do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem que a partir das dissertações defendidas em 2009, começou a tecer novos desafios. O Doutorado em Enfermagem foi aprovado em 2011, tendo início a primeira turma em março de 2012. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado e Doutorado tem como área de concentração: Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde. Tem-se as seguintes linhas de pesquisa: Enfermagem em saúde mental e saúde coletiva; Práticas, saberes e cuidado na saúde e enfermagem, no sistema familiar e contexto rural; Processo de Trabalho em Saúde, Educação e Enfermagem.

O Journal of Nursing and Health (JONAH) é a Revista Eletrônica da Faculdade de Enfermagem que lançou seu primeiro número em 2011 que integra o Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER e está hospedada na plataforma da UFPEL (http://www.ufpel.edu.br/revistas/). Acompanha a tendência do mundo pós-moderno adotando a publicação por meio eletrônico de periódicos científicos. É um periódico aberto, gratuito e semestral, composto de um volume por ano com dois números, e dedicado à divulgação arbitrada da produção científica na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Enfermagem.

A Faculdade de Enfermagem como unidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas constitui-se hoje como um espaço de formação de graduação, pós-graduação (especialização, residência, mestrado, doutorado), com vários projetos de extensão comunitária consolidados (através dos quais assistimos a comunidade, capacitamos pessoas), pesquisa (com núcleos de pesquisa sedimentados e em consolidação, grupo de pesquisadores em condições de captar recursos, realizar pesquisas e divulgar seus resultados em periódicos de expressão nacional e internacional). Estamos aptos a atender a necessidade de formar pessoas competentes, críticas e capazes de contribuir para a construção do Sistema Único de Saúde, cuidando, liderando processos, gerenciando programas e instituições, contribuindo para o planejamento, implantação, avaliação de políticas de saúde.