O Sistema de Identificação de Sementes é uma ferramenta auxiliar que permite a identificação de espécies de sementes de forma rápida e correta..

Sistema de Identificação de Sementes


O Sistema de Identificação de Sementes –SIS, é uma ferramenta auxiliar que permite a identificação de espécies de sementes de forma rápida e correta.

Uma das responsabilidades dos Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) é a realização da Análise de Pureza, teste extremamente meticuloso que exige conhecimento da morfologia das sementes. Os analistas precisam identificar corretamente as espécies que compõem o lote de sementes, já que existem Normas e Padrões para Produção e Comercialização das Sementes no país.

Por esta razão é necessário que os Laboratórios de Análise de Sementes tenham uma coleção de sementes (Sementário) para facilitar a identificação. No entanto algumas dificuldades são enfrentadas, como a correta identificação das sementes, a necessidade de manutenção deste material em boas condições, possuir uma coleção completa e atualizada.

Cientes dessa necessidade, o MAPA/CNPq financiaram este projeto elaborado pela equipe do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel , coordenado pela Prof. Dra Maria Angela Louzada André e pelo Eng Agr Dr Geri Eduardo Meneghello e com a participação de professores da área da Ciência da Computação e de pesquisadores de outras instituições como UNICAMP, UFSM, EMBRAPA, UFPR.

O sistema possibilita atualmente a identificação das principais invasoras encontradas no Brasil, utilizando como referência a Instruçâo Normativa Nº 41, de 1º de julho de 2008 e a Instrução Normativa Nº 46, de 24 de setembro de 2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Este software apresenta um caráter inovador por possibilitar, através das características morfológicas externas e internas das sementes, a identificação ao nível de espécie.

Além do software de identificação também está sendo disponibilizado um sementário on-line, permitindo buscas por nome científico, nome comum ou da família da semente desejada.

O usuário encontra uma completa descrição morfológica de cada espécie inserida na base de dados, bem como desenhos das estruturas morfológicas externas e internas e imagens com alta definição. As descrições morfológicas e os desenhos foram elaborados pela renomada especialista na área de morfologia de sementes, Profa Dra Doris Groth.

É intenção da equipe dar continuidade ao processo, inserindo novas imagens à coleção, quer seja de espécies cultivadas ou não.


CNPQMAPA