Intercâmbios

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia realiza várias atividades dentro dos convênios que a Universidade mantém com uma série de instituições e centros de pesquisa, tais como: Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC) e Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS). Dentro desses convênios faz-se uso de toda infra-estrutura (área física, animais, laboratórios, bibliotecas, sistema EMBRAPA-SAT de teleconferência) para realização de dissertações e teses, sendo que os técnicos devidamente habilitados participam como orientadores, co-orientadores e professores colaboradores.

Existe, também, convênios com a Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), o que permite a utilização de uma série de dados coletados por essas instituições. O Programa mantêm convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Zaragoza (Espanha), Universidade de Córdoba (Espanha) e com a Faculdade de Veterinária, da Universidade Oriental do Uruguai. No ano de 2000, o intercâmbio com as instituições espanholas, tornou possível o aperfeiçoamento de docentes e recentemente, em setembro de 2004, ocorreu o 1° Curso internacional de análise sensorial de carne e produtos cárneos, com a participação do prof. Carlos Sañudo Astiz da Universidade de Zaragoza. Além disso, estes intercâmbios facilitam o acesso dos estudantes do PPGZ a outras Universidades, para cursarem disciplinas fora do programa, assim como de realizarem seus trabalhos de tese.