Laboratório de Bacteriologia
Responsável: Profa. Dra. Andrea Bittencourt Moura Bacarin
Área de 30m2, 5 microscópios binoculares, 5 microscópios estereoscópicos binoculares, câmara de fluxo laminar, micrótono, 2 geladeiras, 1 freezer, 2 BDO, 4 estufas bacteriológicas, balança de precisão, deonizador de água, bomba de vácuo e compressor, forno de esterilização, forno de microondas, potenciômetro, agitadores magnéticos, balcões e cadeiras para alunos, projetor de slides e retroprojetor.
Laboratório Didático de Fitopatologia Prof. Gilberto Ceciliano Luzzardi
Responsável: Prof. Dr. Edemar Antonio Rossetto
Área de 80m2, 35 microscópios binoculares, 35 microscópios estereoscópicos binoculares, câmara de fluxo laminar, micrótono, 2 geladeiras, 1 freezer, 2 BOD, destilador de água, autoclave horizontal, balança de precisão, deonizador de água, bomba de vácuo e compressor, 2 fornos de esterilização, câmara seca para armazenamento do equipamento ótico, balcões e cadeiras para 45 alunos, projetor de slides, retroprojetos, videocassete e monitor 29".
Laboratório de Fungos Fitoptogênicos
Responsável: Profa. Dra. Candida Renata Jacobsen Farias
Laboratório de Nematologia
Responsável:
Área de 21 m2, projetor de slides, retroprojetor, 5 microscópios binoculares, 5 microscópios estereoscópicos binoculares, centrífuga, instalações para extração de nematóides de amostras de solo, balcões e cadeiras para 45 alunos, video cassete e monitor 29".
Laboratório de Patologia de Sementes
Responsável: Profa. Dra. Candida Renata Jacobsen Farias
Área de 54 m2, 12 microscópios binoculares, 12 microscópios estereoscópicos binoculares, 1 microscópio de pesquisa Leitz com objetivas 10,20,40,60 e 100X, com correções de cores e curvaturas, 1 microscópio estereoscópico Zeiss, com zoom, iluminação em fibra ótica duplas, ambos com fotomicrografia e câmera de vídeo acoplada a microcomputador conectado ao servidor por fibra ótica, dotado de softwares e hardwares especializados na digitalização, análise, manipulação de imagens e medições automáticas; 2 câmaras de fluxo laminar, geladeira, freezer, 2 câmara de incubação com 6 m2 cada e controle de temperatura e iluminação, destilador de água, balança de precisão, balcões e cadeiras para 12 alunos, projetor de slides, retroprojetor, video cassete, monitor 29". O laboratório é credenciado pelo Ministério da Agricultura, através da portaria 180 de 09/11/1993 para a expedição de boletins de análise sanitária de sementes.
Laboratório de Virologia Vegetal
Responsável: Profa. Dra. Danielle Ribeiro de Barros
Museu Fitopatologico Manoel Alves de Oliveira
Responsável: Prof. Dr. Ronei de Almeida Douglas
Possui área de 30m2, conta com cerca de 1500 espécimens, (excicatas e exemplares conservados em líquido), representando 811 doenças em 263 espécies vegetais do Rio Grande do Sul e do País, especialmente as culturas de interesse econômico. Recentemente, foi lançadaa segunda edição do catálogo incluindo, além das culturas e doenças, órgãos da planta atacada, determinador, data de determinação, procedência do material e local no museu. Um total de 811 doenças distribuídas em 263 espécies vegetais.
|