POLÍTICAS EDUCATIVAS E REGULAÇÃO: GESTÃO, CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE
O objetivo desta pesquisa é discutir as políticas educacionais, suas formas de regulação e seus efeitos para o currículo, a gestão e o trabalho docente nas escolas públicas. O projeto contextualiza as políticas locais estabelecendo vinculações com políticas mais amplas, coerentes com as formulações neoliberais e gerencialistas, fortemente dominadas pela esfera econômica. Visa também analisar como os docentes, o currículo e os modos de gestão têm sido endereçados por essas políticas e pelos discursos educacionais das últimas décadas, os quais têm sido orientados pelo conservadorismo educativo, com modelos de gestão que apregoam o eficienticismo como a solução para todos os males da educação. Tais modelos estão baseados em noções de qualidade, eficiência, avaliação e accountability. O neoliberalismo na educação brasileira tem seguido tais orientações, centradas em modelos de avaliação, índices de aferição do desempenho escolar e docente, típicos do que se tem denominado nova gestão pública ou gerencialismo. O argumento central desenvolvido no projeto é de que ações do estado gerencial e as políticas educativas têm um caráter regulador que fabrica determinadas identidades docentes - como um modo de estar, determinadas políticas curriculares - como um modo de ser, e práticas de gestão - como um modo de gestão. Visam conformar políticas educativas e curriculares, com controle e regulação da autonomia pedagógica e delinear um docente adequado para tais empreendimentos. Há efeitos reguladores muito significativos para o trabalho docente, para o currículo e para a gestão escolar. É uma pesquisa qualitativa que pretende fazer um mapeamento das políticas de terceirização de programas pedagógicos nos municípios do RS e estudos de caso para avaliar o impacto e efeitos dessas parcerias público-privado bem como suas proposições em termos de gestão, currículo, trabalho docente, avaliação e as próprias parcerias público-privado como modo de gestão que vem sendo implementado nas redes públicas do estado.
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2); Doutorado (6);
Integrantes:
Dr. Álvaro Moreira Hypolito (Coordenação);
Dr. Jarbas Santos Vieira; Dra. Maria Cecília Lorea Leite; Dr.Leomar da Costa Eslabão
Doutorandos - Paulo Eduardo Grischke; Andressa Aita Ivo; Jair Jonko Araújo; Letícia Ramalho Brittes; Franciele Roos da Silva Ilha; Nailê Pinto Iunes;
Ms.Fernanda Amaral de Souza; Ms.José Roberto de Oliveira Feijó
Financiador(es):
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq - Auxílio Financeiro - Edital Universal - Faixa B - Valor R$35.000,00
Bolsa de Doutorado e BIC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES - Bolsa de Doutorado