Gestão, Currículo e Políticas Educativas

Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica

Esta pesquisa tem como principal foco de estudo os currículos do Curso de Direito que se desenvolvem em três Faculdades de Direito do sul do Brasil. O ensino jurídico, nas duas últimas décadas, tem sido alvo de estudos, processos de avaliação e reformas curriculares.Debates acerca deste tema têm sido recorrentes em múltiplos espaços no contexto brasileiro. Neste sentido, identifica-se, de diferentes perspectivas, certo consenso que pode ser traduzido na necessidade de repensar o currículo e o ensino jurídico. Em uma perspectiva mais ampla, observa-se que o ensino jurídico está sendo igualmente alvo de análises críticas e debates em muitos outros países, entre outros motivos, pela necessidade de incrementar análises sobre a justiça nas sociedades contemporâneas, e, consequentemente, pela necessidade de repensar a formação dos profissionais do campo do Direito.As imagens têm sido estudadas e reconhecidas como exercendo um papel muito relevante para a transmissão de conhecimentos em um cenário de mídia dominado pela imagem, assim como para a produção de conhecimentos. Consideramos que formas particulares de pedagogias assumidas em diferentes cursos jurídicos podem ser estudadas como práticas semióticas, ensejando o investimento de pesquisa sobre a circulação de imagens e significados no contexto de cursos jurídicos.Tais formas de pedagogias podem estimular estudos que entrelacem a natureza histórica e socialmente construída dos conhecimentos e experiências, bem como os discursos que contribuem para legitimar e regular diferentes instituições, como a mídia, os cursos de Direito e o sistema judiciário. Assim, pretende-se analisar as imagens da Justiça produzidas por estudantes nos contextos de três cursos de Direito como elementos de estudo para a investigação sobre o currículo e a pedagogia jurídica. A análise será realizada de acordo com o método documentário de interpretação, com base, principalmente, em aportes teóricos de Ralf Bohnsack, de forma a propiciar o exame da particularidade das imagens em contraposição ao texto. Procurar-se-á desenvolver uma análise das imagens a partir da reconstrução de suas estruturas formais, na perspectiva de captar seu sentido particular, a qual será seguida de uma análise comparativa a ser desenvolvida em duas etapas. Inicialmente, entre alunos ingressantes e concluintes de cada curso e, posteriormente, entre estudantes de diferentes instituições, tendo como referência o período de experiência curricular. Assim, serão cotejadas, por um lado, as imagens da justiça dos estudantes dos primeiros anos de cada um dos cursos de Direito e, por outro, as imagens da justiça dos estudantes concluintes. As imagens da justiça serão coletadas mediante a técnica de construção de desenhos, junto aos estudantes ingressantes e concluintes do Curso de Direito, em três Faculdades de Direito do estado do Rio Grande do Sul.

Situação: Em Andamento

Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2); Doutorado (2);

Integrantes:
Dra. Maria Cecília Lorea Leite (Coordenação);
Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypolito; Dra. Rochele de Quadros Loguércio; Ms. Renato Duro Dias; Ms. Afra Suelenede Sousa; Ms. Ana Clara Correa Henning


Financiador(es):
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq - Auxílio Financeiro - Edital Universal - Valor R$ 14.000,00
Bolsa de BIC