Estado Gerencial e Reestruturação Educacional: as políticas educativas e curriculares na Rede de Ensino Público Estadual do RS
O projeto visa analisar políticas educativas e curriculares desenvolvidas pela Secretaria de Educação no atual Governo do Estado do Rio Grande do Sul, considerando que tais políticas se inserem no contexto das reestruturações sociais e educativas orientadas pela visão gerencialista de estado. Parte da caracterização do estado gerencialista e suas influências no campo da educação, com um exemplo já desenvolvido no Brasil (caso de MG) a fim de dar suporte para o desenvolvimento deste estudo sobre a educação no RS. O estudo tem como objetivo central investigar as políticas atuais que estão sendo propostas e implementadas na educação estadual do Rio Grande do Sul, caracterizando seus principais programas e estratégias, considerando a visão governamental e analisando a implentação em contextos escolares locais, discutindo o impacto dessas políticas sobre o trabalho docente. A metodologia proposta inclui análise documental, entrevistas com gestores e estudos de caso em escolas.
Financiamento: CNPq - Auxílio a Pesquisa - Valor R$ 14.000,00
Bolsas - CNPQ PIBIC - FAPERGS
Fase - Concluído