Gestão, Currículo e Políticas Educativas

Redestrado recebe homenagem "Paulo Freire" da ANPEd

Saturday, 10 de October de 2015

12122856_1004946076222496_7481429342219692935_n

A 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) promoveu a 2ª edição da Homenagem Paulo Freire. A atividade ocorreu na quarta-feira (7), no Auditório Garapuvu do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O professor Álvaro Moreira Hypólito (à esquerda na foto), foi um dos homenageados, representando a Rede ESTRADO – Brasil – Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente, juntamente com a Profa. Dalila Andrade Oliveira (UFMG).
Os homenageados foram selecionados a partir de indicações realizadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) e Fórum de Coordenadores de PPGs em Educação (Forpred), através de edital, numa articulação entre a ANPEd e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).
A Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente foi criada em 1999, no Rio de Janeiro (Brasil), no âmbito do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, tendo se autonomizado alguns anos depois. O objetivo foi contribuir para maior articulação e consolidação do campo de estudos sobre o trabalho docente, já que por diferentes perspectivas e disciplinas, inúmeros pesquisadores latino-americanos vinham realizando pesquisas em diversas instituições, principalmente universidades, institutos de pesquisas e sindicatos sem, contudo, ter um espaço específico de diálogo entre eles.
Nesses seus quase 16 anos de existência a Rede ESTRADO vem contribuindo para o desenvolvimento do debate político e das investigações sobre o trabalho docente no contexto latino-americano, por meio do intercâmbio entre as pesquisadoras e os pesquisadores e as instituições que a integram. Os intercâmbios incluem pesquisas e publicações conjuntas, listas de correio eletrônico, página web e, especialmente, a organização de seminários nos diferentes países em que se encontra estruturada (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Paraguai, Peru, México).
Mais informações sobre a homenagem estão disponíveis aqui.

Assine o Feed