TRABALHOS A SEREM REALIZADOS NA DISCIPLINA

A disciplina está dividida em dois grandes blocos. Na primeira metade do semestre, são feitas discussões teóricas no contexto mais genérico da educação, tratando dos papéis do professor, do aluno e da escola. Nessa discussão, leva-se em conta a comunicação estabelecida nessas relações. Por fim, busca-se em Paulo Freire, e sua "Pedagogia da autonomia" a proposta de compromisso com o pensar certo, ético, competente, coerente e comprometido, que traz a esperança de que é possível mudar a realidade escolar através do trabalho do professor que compartilha com seu aluno o conhecimento, numa construção coletiva e libertadora.

Na segunda metade do semestre, a disciplina é totalmente prática, e os alunos, com base nas discussões anteriores, em autonomia, se reúnem para planejar e produzir um material didático para ser usado em sala de aula na escola, utilizando uma das tecnologias que seu grupo escolher. Os alunos desde o primeiro dia de aula se dividem em três grupos: áudio, vídeo e internet.

Para cumprir a avaliação proposta no Plano de Ensino, os alunos devem apresentar os seguintes trabalhos:
  1. Primeiro artigo: sobre os papéis do professor e do aluno em sala de aula no contexto da comunicação. (Peso 2)
  2. Produção de material didático: com base em uma das tecnologias escolhidas pelo grupo. (Peso 3)
  3. Segundo artigo: sobre o papel das tecnologias na educação. (Peso 5)