I - REGULAMENTO GERAL

1. Cada inscrito (apresentador) poderá submeter até dois trabalhos, da seguinte maneira:
a)  dois resumos simples ou;
b)  um resumo simples e um resumo expandido;
c)  caso o apresentador queira inscrever mais de um resumo expandido ou mais de dois resumos simples, deverá efetuar nova inscrição.
2. Os resumos simples (no máximo dois) deverão ser inseridos no campo apropriado da Ficha de Inscrição não podendo exceder 2.000 caracteres.

3. Os resumos expandidos deverão ser anexados no campo apropriado da Ficha de Inscrição não podendo exceder 3 Mb.

4. Após o preenchimento e envio on line da Ficha de Inscrição, será gerado um boleto bancário que deverá ser impresso.  O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através do boleto bancário, não podendo ser realizado por “Transferência entre contas correntes”.

5. As inscrições  serão realizadas somente pelo site www.ufpel.edu.br/xvicic

6. Os trabalhos deverão ser avaliados por dois revisores (professores e/ou pesquisadores) que não sejam autores, co-autores ou orientadores do trabalho submetido.

II - NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE RESUMO SIMPLES

1. NORMA GERAL: o resumo simples deverá conter informações originais nas diversas áreas do conhecimento.

2. REDAÇÃO: o resumo simples deverá ser digitado no campo específico do formulário eletrônico disponibilizado neste site, no link inscrições , onde também serão preenchidos os campos relacionados aos dados pessoais dos autores, de seu orientador e dos revisores, de cada trabalho.

3. ENVIO: os trabalhos deverão ser enviados no período de 23 de julho a 03 de setembro.

4. AVALIAÇÃO DO RESUMO SIMPLES: os trabalhos serão submetidos à avaliação pela Comissão Científica do XVI CIC/IX ENPOS, que verificará se estão de acordo com as normas específicas para elaboração de resumos.

III - NORMA PARA INSCRIÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO

1. NORMA GERAL: O resumo expandido deverá conter informações originais nas diversas áreas do conhecimento.

2. REDAÇÃO: O resumo expandido deverá ser apresentado em, no mínimo 3 páginas e no máximo 4 páginas, no formato A4 (21 x 29,7 cm), digitado em “”Word for Windows”, versão 6.0 ou superior, gravado no formato “rtf” (Rich text format). As páginas devem ser estruturadas com 2,5 cm de margens (superior, inferior, esquerda e direita). O corpo do trabalho deverá ser composto pelos seguintes itens: TÍTULO, AUTORES, INSTITUIÇÃO, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS (ou METODOLOGIA), RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. O trabalho poderá, ainda, conter TABELAS, FIGURAS e AGRADECIMENTOS.

3. TÍTULO: Arial corpo 12, negrito, com todas as letras maiúsculas e alinhamento central.

4. AUTORES: Arial corpo 12, negrito, alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo do título. Iniciar pelo sobrenome (todo em maiúsculo), seguido dos prenomes separados por vírgula com iniciais em maiúsculo (Ex: ANTUNES, Marco Antônio). Os autores deverão ser identificados com um número sobrescrito em negrito de acordo com as afiliações. O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado.

5. AFILIAÇÕES: Arial corpo 10, itálico, alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo dos autores. Deverá corresponder ao número de cada autor, com afiliação e endereço eletrônico para correspondência.

6. TEXTO: Arial, corpo 12, em espaço simples, justificado.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Arial, corpo 12. As citações bibliográficas no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor - conforme exemplo de resumo expandido disponibilizado na página - e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas atuais da ABNT.

8. TABELAS E FIGURAS: As palavras “Tabela” e “Figura” deverão ser escritas com as letras iniciais em maiúscula. A fonte utilizada deverá ser Arial, corpo 10 a 12.
DOWNLOAD DE RESUMO EXPANDIDO

9. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS: 

9.1 - A Comissão Organizadora instituirá um Comitê Científico para avaliar os resumos expandidos cujos apresentadores sejam alunos de graduação não bolsistas de Iniciação Científica.

O Comitê Científico avaliará estes resumos expandidos sendo selecionados os 3 melhores trabalhos de cada uma das 8 áreas do conhecimento (Agrárias, Biológicas, Saúde, Humanas, Exatas e da Terra, Engenharias, Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes). Os selecionados estarão qualificados para apresentação nas sessões orais e concorrerão aos prêmios junto com os trabalhos apresentados pelos bolsistas de iniciação científica.

10. RECOMENDAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS: Os trabalhos deverão ser enviados via formulário disponível no link Inscrições. Enviar arquivos gravados no formato “rtf” e não “doc”.

IV - TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor de investimento em inscrição será de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) via boleto bancário (ver item I.4), que deverá ser impresso no momento da inscrição do trabalho, através do site www.ufpel.edu.br/xvicic.

V - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DURANTE O CONGRESSO

Bolsistas de Iniciação Científica (BIC, PIBIC, PROBIC) são obrigados a apresentar um trabalho exclusivamente na forma oral. Bolsistas de Iniciação Científica que ingressaram no programa em substituição a outros no ano de 2007 não são obrigados a apresentar trabalhos.
Bolsistas ingressantes no programa a partir agosto de 2007, não poderão apresentar trabalho na forma oral no XVI CIC.

Para apresentação na forma oral será disponibilizado projetor multimídia. Os discos (CD ou disquete) deverão ser revisados antes do evento quanto a sua integridade de gravação. Cada apresentação terá tempo máximo de 10 minutos e mais 5 minutos para questionamentos pela Banca Examinadora. O apresentador deverá estar acompanhado de seu respectivo orientador ou representante formalmente indicado (por escrito).

Os estagiários, alunos de graduação não bolsistas, bolsistas não vinculados à iniciação científica, Estudantes de Pós-Graduação (relacionados ao IX ENPOS) e demais profissionais apresentarão exclusivamente na forma de pôster, disponibilizado em espaço de 90 cm x 100 cm, em horário pré-estabelecido pela Comissão Organizadora e previamente divulgado na página do XVI CIC. Durante o horário estabelecido a Comissão Organizadora verificará a presença do apresentador junto ao seu pôster para a autorização da retirada do certificado. A ausência do apresentador implicará no não recebimento do certificado de apresentação do trabalho. Os certificados poderão ser retirados logo após a apresentação na Sala da Coordenação do XVI CIC e IX ENPOS.

VI – Premiação

A Comissão de Avaliação classificará os trabalhos apresentados nas seções orais do XVI CIC e concederá premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada uma das áreas do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes). Os trabalhos na forma de pôster não concorrerão à premiação, tendo o apresentador direito ao certificado de apresentação, desde que presente junto ao pôster, no horário estabelecido.

o, desde que presente junto ao pôster, no horário estabelecido.

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