A PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) encomendou ao EEDG (Escritório Experimental de Design Gráfico) a identidade visual do XVI CIC e IX ENPOS e sugeriu que para o ano de 2007 a temática fosse ecologia e meio ambiente  e que todas as áreas do conhecimento fossem contempladas pondo em evidência a preocupação com a inter/trans/multidisciplinaridade.

Foi daí que surgiu o desafio: como tratar de ecologia sem cair num lugar comum? Como abarcar o maior número possível de áreas do conhecimento sem ressaltar em demasia alguma delas?

O EEDG decidiu partir para uma visão madura de ecologia. Ao contrário do que o senso comum pensa, ecologia não diz respeito somente às matas, rios e animais exóticos. A palavra, em suas raízes etimológicas gregas, significa "estudo ou reflexão da casa". Ecologia trata do ambiente como um todo: rural e urbano, animal, vegetal e humano.

Assim,  o EEDG procurou utilizar elementos menos comuns, e que traduzissem esses conceitos.
Foi utilizada uma foto do centro da cidade de Pelotas, captada pela lente da máquina da prof. Marluce Fiss, do IAD,  e que, embora seja reconhecível para um morador da cidade pela sua característica linha do horizonte, pode ser vista como uma paisagem de qualquer cidade do planeta. Sobre a cidade, aparecem escritos os principais problemas ambientais, relativos a diversas áreas - desigualdade social, acúmulo de lixo, superpopulação, emissão de CO2, entre outros - como se um pesquisador tivesse acabado de identificar e rascunhar no quadro-negro, em sala de aula. As cores, formas e fontes são sóbrias, refletindo a seriedade do assunto e o slogan Pesquisa e Responsabilidade Ambiental, atinge em cheio o público-alvo, o pesquisador,  e no ponto chave, a consciência da responsabilidade.

 

O EEDG (é um projeto de extensão e ensino, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes e Design onde estudantes do curso do Bacharelado em Artes Visuais – Habilitação em Design Gráfico projetam produtos de design, em situações reais, para clientes de dentro e de fora da UFPel. O EEDG é coordenado pela prof.ª Raquel Schwonke e pelo prof. Bruno Holsbach, e os estudantes que participaram do desenvolvimento da identidade visual do XVI CIC são Thiago Rocha e Thiago Reis.

EEDG - Escritório Experimental de Design Gráfico
Alberto Rosa, n 62, sala 202
(53) 32786711
eedg.atendimento@gmail.com