SWE – Doutorado Sandwich e PDE - 10/04/2011
O CNPq e a Embrapa por meio de seus laboratórios no exterior – Labex acertam parceria para o

oferecimento de bolsas de treinamento no exterior nas modalidades SWE – Doutorado Sandwich e PDE –

Pós Doutorado no Exterior de acordo com os critérios e normas vigentes deste Conselho, na chamada

Cronograma 1, 2 e 3 do calendário regular de 2011.

Labex são laboratórios virtuais da Embrapa no exterior que conectam a pesquisa agrícola brasileira aos

melhores centros de pesquisa do mundo. O Labex instrumentalisa diferentes mecanismos de cooperação

internacional tais como o compartilhamento de instalações, equipamentos, reagentes e equipes de

pesquisadores, o que facilita a realização de pesquisas de alta qualidade e relevância e a criação de novas

parcerias internacionais para atuarem em áreas e temas estratégicos para a produção agrícola no Brasil e

no mundo.

Acesse os editais...

Internacionalização do PPGB - 09/04/2011
Aluna Daiane de Pinho Benemann, orientada do Prof. José Antonio Peters, está na Universidade de Helsinki, Finlândia, desenvolvendo trabalho sobre técnicas de cultura in vitro e de transformação Genética para o desenvolvimento de Gérberas.

Aluna Silvana Marchioro, orientada do Prof. Fabricio Rochedo Conceição, está na Universidade de Gent, Bélgica, desenvolvendo trabalhos na área de vacinas contra pneumonia enzoótica suína

O aluno Frederico Madabula, bolsista de mestrado do programa CNPq/MCT Moçambique, estará desenvolvendo projeto no PPG-Biotecnologia, sob orientação do Prof. Antonio Oliveira.

PRÊMIO TESES E DISSERTAÇÕES PPGB - 18/03/2011
Estão abertas as inscrições para o Primeiro Prêmio Teses e Dissertações – PPGB 2011. Para inscrever-se é necessário enviar um e-mail para ppgbufpel@gmail.com com seus dados pessoais (nome, CPF e data de nascimento) e sua tese ou dissertação no formato pdf. Além disso, o aluno deve formular um parágrafo justificando porque sua tese ou dissertação deve ser premiada. O estudante e orientador premiados receberão um certificado e uma placa de reconhecimento emitidas pelo PPGB e no caso das teses, está será indicada pelo programa a concorrer ao grande Prêmio CAPES Teses 2011.
Quem pode participar? teses e dissertações defendidas durante o ano de 2010.
Período de inscrições: 21.03.10 a 21.04.10

Alunos da graduação em Biotecnologia lançam a cerveja BeerTec - 17/03/2011
Os alunos de graduação do curso de biotecnologia da UFPel lançam a Cerveja BeerTec. O projeto foi conduzido na disciplina de Bioprocessos, regida pela professora Patrícia Diaz, que é bolsista PNPD. Os acadêmicos do quinto semestre da Biotecnologia participaram de palestras e visitas técnicas em cervejarias, antes de dar início ao projeto BeerTec.

“A cerveja é nosso primeiro produto biotecnológico de origem acadêmica pela UFPel. Estamos muito felizes pela iniciativa da professora, a aceitação e dedicação de nossos alunos com este projeto piloto”, afirmou o coordenador do curso, professor Tiago Collares. O próximo passo é o pedido de patente da fórmula da Cerveja para oficializar o produto.

Para o coordenador, a ação cria um movimento positivo na busca de estratégias criativas de formação acadêmica diferenciada. Segundo Collares, a cerveja é muito saborosa e especial. A ideia é promover um dia de degustação. Em breve informações no site www.ufpel.edu.br/biotecnologia.

Fonte:http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/03/17/alunos-da-graduacao-em-biotecnologia-lancam-a-cerveja-beertec/

Calendário Acadêmico PPGB 2011 - 01/03/2011
Prezados alunos e professores, a partir deste ano o colegiado do PPGB, a fim de criar uma dinâmica agil e transparente, implementou o calendário acadêmico 2011. Nele estão contidas todas as informações referentes a vida acadêmica dos alunos do PPGB. Certo da compreensão e colaboração de todos.

Acesse o anexo e leia atentamente!

A coordenação.

MATRÍCULAS - 25/02/2011
01 e 02 de março - Matrículas de alunos regulares para o 1° semestre de 2011.
04 de março - Matrículas para aluno especial para o 1° semestre de 2011.
Acesse no link processo seletivo (instruções,formulários e disciplinas)

VII Congresso Brasileiro de Biossegurança - 18/02/2011
VII Congresso Brasileiro de Biossegurança / VII Brazilian Biosafety Congress.
Inscrições de Trabalhos: até 31 de Março de 2011.

Teses e Dissertações- Revisores - 17/02/2011
A coordenação do PPGB informa: Teses e Dissertações devem ser enviadas ao Prof. Fabio Leite (fabio@leivasleite.com.br) ou Prof. Fabiana Seixas (seixas.fk@gmail.com), para revisão, antes de serem enviadas aos membros das bancas.