Governo vai reajustar valores de bolsas de pós-graduação - 11/04/2012
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes
Terça, 03 de Abril de 2012 17:38
O ministro da educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira, 3, que vai reajustar os valores das bolsas oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "Temos que construir um reajuste das bolsas da Capes o mais rápido possível, para corrigir a defasagem", enfatizou, durante entrevista dada a correspondentes estrangeiros em Brasília.
Na visão do ministro, o programa Ciência sem Fronteiras – de intercâmbio e mobilidade internacional – não faz sentido sem a devida recomposição dos valores das bolsas no país e no exterior. Hoje, no Brasil, as de mestrado estão em R$ 1,2 mil; de doutorado, em R$ 1,8 mil; pós-doutorado, R$ 3,3 mil, e professor visitante nacional sênior, R$ 8,9 mil. No exterior, o valor varia conforme o país, a modalidade e a condição familiar.
O último reajuste de bolsas de pós-graduação no país ocorreu em junho de 2008, quando as de mestrado passaram de R$ 940 para os atuais R$ 1,2 mil e as de doutorado de R$ 1,3 mil para R$ 1,8 mil. Entre 2004 e 2008, houve três aumentos, em que as bolsas obtiveram reajuste de 67% sobre os valores de 2002.
Nos últimos quatro anos, a Capes expandiu o Sistema Nacional de Pós-Graduação e aumentou a oferta de bolsas. Em 2008, havia cerca de 40 mil bolsistas no país; em 2011, esse número saltou para 71 mil, o que representa um crescimento de 75%.

Feliz Páscoa - 04/04/2012
Neste dia de Páscoa, gostaríamos de desejar a vocês muita paz e harmonia.

Coordenação do PPGB

Oportunidades - 26/03/2012
ESTÁGIO DE DOUTORADO NO EXTERIOR

www.csf-alemanha.de/pt/

www.cienciasemfronteiras.gov.br

web/csf/chamadas-especificas

www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior

Aula de boas vindas!!! - 20/03/2012
Critérios de Avaliação na Área de Biotecnologia – CAPES
Apresentador: Odir A. Dellagostin
Local: Sala Carlos Chagas
Data: 23/03 (sexta)- 10h

Contamos com a participação de todos os alunos e professores

Dia Internacional da Mulher - 07/03/2012
O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, e foi adotado pela Nações Unidas e diversos países. No Século XX, já havia surgido na Europa e Estados Unidos a idéia de celebrar um dia da mulher, para comemorar a luta feminina po melhor condições de vida, trabalho e de direito ao voto.

Parabéns a todas as mulheres do PPG Biotecnologia por este dia especial!

Defesa de Mestrado de Tatiane Fogaça - 04/03/2012
Nesta quarta-feira (29) defendeu mestrado a médica Tatiane Bilhalva Fogaça, orientada do professor Tiago Collares e coorientada da professora Fabiana Seixas. o trabalho abordou estudos de polimorfismos no códon 72 do gene TP53 e HDM2 309 com abortos espontâneos em mulheres no extremo sul do Brasil”
Dr. Tiago Collares – Presidente
Dr. Helena Strelow Thurow – Epidemio-UFPel
Dr. Priscila Marques Moura de Leon – Biotec-UFPel
Drª. Sibele Borsuk - Biotec-UFPel

Defesa de Mestrado de Michel Fagundes - 04/03/2012
O biólogo Michel Fagundes, orientado do professor Everton Silva, defendeu dissertação de mestrado nesta última quarta-feira (29), com título: “Avaliação de vacinas recombinantes contra a leptospirose”.
A banca foi composta por:
Dr. Éverton Fagonde da Silva – Presidente
Dr. Marco Alberto Medeiros – FIOCRUZ/RJ
Dr. Geferson Fischer – UFPel
Dr. Fábio Pereira Leivas Leite - UFPel

Defesa de Mestrado de Liana Maciel - 29/02/2012
Nesta terça-feira 28/02 a Bióloga Liana Flores Maciel, orientada do professor Fabricio Conceição, defendeu sua dissertação intitulada: Desenvolvimento de vacina recombinante de proteína M de Streptococcus equi subesp. equi. A banca foi composta pelos professores: Dr. Fabricio Rochedo Conceição – Presidente; Dr. João Rodrigo Gil de los Santos – UFPel; Dr. Marcelo Mendonça – UFPel e Drª. Sibele Borsuk - UFPel