Extensão e Pós-Graduação em Biotecnologia: uma relação muito tímida! - 2013-06-11
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel é considerado um dos melhores do país na área segundo a CAPES. Entretanto, para a sociedade, o que isso representa? Será que estamos compartilhando e transmitindo além dos muros da Universidade nossas contribuições para a ciência e tecnologia? Servimos de motivação para os mais jovens?
A ferramenta que viabiliza este processo chama-se “Extensão” e a sua relação com a Pós-Graduação ainda é muito tímida. Podemos e devemos investir nesta relação! Poderia ser missão do pós-graduando ser extensionista, além de pesquisador e educador. Mas como podemos “fortalecer” esta relação?
Podemos fazer isto simplesmente colaborando com ações extensionistas já existentes na UFPel, como por exemplo o projeto “Mural G-Biotec”, liderado pela Profa Luciana Dode e conduzido brilhantemente por jovens talentosos e apaixonados por Biotecnologia, acadêmicos do curso de Bacharelado em Biotecnologia. Logo abaixo, uma breve retrospectiva deste belo projeto, que culmina com um convite: queremos e acreditamos na interação com a pós-graduação! Enfim, peço que reflitam sobre o assunto e ajudem a mudar a tímida relação da pós-graduação com a extensão.
Prof. Fabricio Rochedo Conceição
Coordenador do PPGB e fã do projeto Mural G-Biotec
MURAL G- BIOTEC: perspectivas e retrospectiva
DODE, Luciana Bicca .NUNES, Emily Montosa; GOEDERT, Lucas; PLAÇA, Jessica Rodrigues; REIS, Larissa Brussa; ABREU, Helene Santos de;
A Biotecnologia contemporânea tem evoluído e diversos avanços tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento tem invadido o cotidiano, ocupando diferentes espaços e gerando novos produtos e serviços. Entretanto, a população, que não participou integralmente do processo ou recebeu a necessária alfabetização científico-tecnológica, tem dificuldade para acompanhar a avalanche de informações disponíveis assumindo seguidamente postura refratária. Assim, há três anos, o MURAL G- BIOTEC, através de ações colaborativas, críticas e interativas, promove a divulgação científico-tecnológica aproximando a comunidade acadêmica da sociedade . O MURAL rompeu as barreiras tempo-espaço através de redes sociais abertas (Facebook, Twitter e Google+) e fechada (plataforma Ning), palestras e ações nas escolas, fazendo uso de diferentes ferramentas. Avanços significativos, tanto qualitativos quanto quantitativos ampliaram o alcance inicialmente imaginado, favorecendo o complexo processo de letramento científico-tecnológico almejado. Através da participação e comprometimento dos acadêmicos e da diversificação de propostas, o MURAL aposta no sucesso da integração dos cursos de graduação e pós-graduação de forma criativa e cooperativa e almeja ampliar a visibilidade, aceitação e conhecimento da biotecnologia e de seu importante e crescente papel no dia-dia.