Projeto desenvolvido na Biotecnologia da UFPel é finalista do Prêmio Santander - 2011-12-04
O Projeto intitulado: Desenvolvimento de bioinseticida utilizando Pichia pastoris para controle biológico de mosquitos foi finalista no concurso cultural Santander que visa apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos de oportunidade empreendedora, elaborados e finalizados exclusivamente por estudantes do curso de graduação ou de pós-graduação, com perfis e posturas empreendedores.

Foram 6.143 estudantes, docentes, pesquisadores-doutores e universidades que participaram das premiações: Ciência e Inovação (698 inscrições), Empreendedorismo (3.990 inscrições), Universidade Solidária (503 inscrições) e Guia do Estudante – Destaques do Ano (952 inscrições). A iniciativa estimula o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, sempre com foco no desenvolvimento sustentável.

A equipe da UFPel é composta por um professor Orientador, o dr. Fábio Pereira Leivas Leite, um líder da Equipe, o aluno de graduação em Ciências Biológicas Relber Aguiar Gonçales e os colaboradores Ana Paula Stori de Lara - Pós Graduação em Parasitologia; Luciana Ávila - Pós Graduação em Parasitologia; Ana Munhoz Vianna - Pós Graduação em Biotecnologia; Amanda Fernandes Pinheiro- Pós Graduação em Parasitologia; Régis Sturbelli - Pós Graduação em Biotecnologia; Rita de Cássia Conceição - Pós Graduação em Biotecnologia; Mariana da Silva Pinto - Graduação em Biologia; Rômulo Silva de Oliveira - Graduação em Biotecnologia; Lucas Bigolinn Lorenzon - Graduação em Biotecnologia; Paula Ferreira Knabah - Graduação em Biologia; Diego Moscareli Pinto - Pós Graduação em Parasitologia.

A cerimônia de premiação ocorrida em São Paulo no dia 21/11/2011 contou com a presença de reitores de todo o País, autoridades, empresários e executivos do Banco Santander, além de contar com pocket show da cantora Vanessa Da Mata, que fechou a grande noite de celebração. “É uma grande alegria realizarmos mais uma vez este Oscar da Academia Brasileira. Considero os Prêmios Santander Universidades um reconhecimento muito importante aos universitários e universidades, que têm crescido a cada ano. Considero esta ascensão um reflexo do crescimento acadêmico nas áreas de pesquisa, projetos, inovação e empreendedorismo. São investimentos que perduram por muito tempo, por trazerem benefícios diretamente para a sociedade”, comemora Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades no Brasil. Para apoiar o processo de seleção e análise dos projetos inscritos, a parceria com 6 instituições são fundamentais: a Academia Brasileira de Ciências, a Fundação Dom Cabral, a Endeavor, a Babson College, a Unisol e a Editora Abril.

O apoio ao ensino superior é um dos principais focos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Santander, por meio de convênios com mais de 977 universidades no mundo, sendo 411 instituições de ensino superior conveniadas no Brasil. Desde a criação do Santander Universidades, em 1996, o Banco investiu mais de R$2 bilhões em iniciativas de apoio à educação no mundo. Até 2015, o presidente mundial do Santander, Emílio Botín, anunciou o investimento de 600 milhões de euros na educação superior em todo o mundo.

Segundo o professor Fabio Leite, “tivemos o transporte e alimentação custeados pelo Banco Santander. Durante o período em SP pudemos aprimorar nossos conhecimentos com executivos renomados nacional e internacionalmente por meio de reuniões e discussões a respeito da economia do País. É importante agora pensar no que diz respeito a proteção da propriedade intelectual por meio de pedido de patente, por se tratar de um produto inédito no mercado. Assim sendo, faz-se necessário que a Instituição de maior atenção a projetos empreendedores e motive os jovens estudantes a participarem de concursos como este, sendo que apenas esse projeto estava representando a Universidade a partir da etapa dos 300 melhores resumos. O projeto apresentou destaque na mídia ficando classificado como segundo lugar no ranking de melhores projetos empreendedores. Também, os projetos finalistas representavam as regiões do País, no caso do bioinseticida, representava os estados do RS, PR e SC. O produto destina-se a empresas de biotecnologia interessadas em produzir o bioinseticida e posteriormente comercializá-lo para o governo, a fim de controlar as populações de mosquitos do gênero Culex spp. Já existem disponíveis no mercado inúmeros inseticidas biológicos, porém todos são produzidos a partir do cultivo de bactérias da espécie Bs, sendo que esses produtos apresentam as seguintes desvantagens: sedimentação rápida do complexo esporo/cristal fora da zona de alimentação larval; inativação da toxicidade por luz UV e resistência do mosquito.

Finalistas:

PRÊMIO SANTANDER DE EMPREENDEDORISMO