Professores da Biotec lançam livro sobre Oncologia Celular e Molecular - 2011-11-21
Pesquisadores utilizam a biotecnologia para o estudo do câncer
A contribuição da pesquisa em biotecnologia para o estudo do câncer é o tema do livro Oncologia celular e molecular: inovações biotecnológicas, organizado pelos professores de graduação e da pós-graduação em Biotecnologia, Tiago Collares e Fabiana Seixas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O livro, lançado pela editora da UFPel, durante a 39ª Feira do Livro, tem como autores colaboradores Cristian Kaefer, Fernanda Nedel, Helena Thurow, Ludmila Entiauspe, Priscila de Leon, Karine Begnini, Samuel Ribeiro, Tatiane Fogaça, Vinícius Campos e Virgínia Yurgel.

De acordo com os organizadores, eles lideram, há dois anos, o grupo de pesquisa em Oncologia Celular e Molecular (GPO), que reúne estudantes de pós-graduação com diversas formações como médicos, biólogos, dentistas, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos e médicos veterinários. Segundo eles, o projeto do livro foi focado em reunir estes profissionais que realizam pesquisas na UFPel e transmitir em linguagem acessível, porém, científica, as aplicações da biotecnologia para o estudo do câncer, além de alguns avanços internacionais que estão começando a ser divulgados. Entre os temas abordados eles mencionam transgênicos na biologia do câncer, genoma humano e câncer, principais bancos de tumores, aplicações da nanobiotecnologia no câncer, entre outros.

O livro
O livro trata das últimas terapias gênicas e celulares, como por exemplo a utilização de células-tronco, modelo de pesquisa que passa a ser aplicada na clínica, diz. Citam como exemplo, estudos preliminares feitos em Pelotas, com a utilização de vacinas de última geração. O livro é comercializado através da Editora e Gráfica da UFPel. Além disso, a equipe se coloca à disposição da sociedade para discussão do tema através do site www.ufpel.edu.br/biotecnologia.

Fonte: DP 20-11-2011 | 13h31min
Por: Luciara Schneid