Biotecnologia e Epidemiologia - 2008-11-07
Hoje, 07/11/08 a Biotecnologia da UFPel recebeu o professor Dr. Cesar Victora para palestrar sobre o tema: "Como escrever e publicar artigos científicos". O Dr. Victora é Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas, RS, onde foi admitido em 1977 após graduar-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1983, obteve o título de PhD em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Realizou extensas pesquisas no Rio Grande do Sul e em outros estados brasileiros, especialmente o Ceará, e já atuou como pesquisador ou consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF. Suas pesquisas incluem as áreas de saúde e nutrição materno-infantil, amamentação, coortes de nascimento, desigualdades sociais e avaliação de serviços de saúde, tendo resultado em cerca de 400 publicações científicas com mais de 5.700 citações. Victora, ao longo de sua apresentação também abordou a aproximação entre biotecnologia e epidemiologia na instituição, como uma ação saudável de aproximação destas áreas do conhecimento . Estavam presentes alunos de graduação em biotecnologia, pós-graduação em biotecnologia, estudantes de iniciação científica e professores do Centro de Biotecnologia.